terça-feira, 5 de abril de 2011

Marrocos

O voo estava marcado para as 6 e meia da manhã de sexta, para não termos que pagar taxi na madrugada, pegamos na quinta feira, o ultimo onibus e o ultimo metro para o aeroporto, e passamos a madrugada esperando. Nosso grupo era de mais ou menos 20 pessoas, alguns ja estavam lá, nós a maioria iamos na sexta e tbm uns amigos iam no sabado!!! Muitos brasileiros iriam estar por lá este final de semana....
Todos muitos anciosos, não sabiamos ao certo como seriam as coisas, o que era proibido fazer, vestir, falar... mas fomos todos muitos empolgados e apreensivos!!!
Foi a primeira vez que andei de avião e que sai da Espanha, estão pra mim td era novidade, dentro do avião, é muito engraçado!!! Eles vendem de tudo que você possa imaginar... desde comidas e bebidas, até perfume, raspadinha da sorte, só faltava vender a mãe!!! Muito engraçado, eu esperta já tinha preparado uns lanchinhos pra ficar no aeroporto e comer no avião tbm... hehehehehe #farofa.
Chegando no Marrocos, td bem diferente, passamos pela imigração... e no aeroporto, já sentimos o odor natural do país! ugh =/ um fedo enorme... Fomos trocar o nosso dinheiro, euro por diham... 1 euro vale 11 dihans, então pareciamos ricos, com tantas notas!!! A partir dai a aventura começa, o medo das pessoas, a apreensão, ainda bem que no nosso grupo tinha um menino, o Antonio que fala francês, a segunda lingua deles... e conseguiu negociar o taxi pra gente... 5 pessoas + o motorista!!!! hahhahhaa...
 Chegamos até uma praça e nos deixaram lá, pq na Medina, onde era nosso hostel, são becos, e os carros não passam... fomos andando na cara e na coragem até encontrar... nos supreendemos, até q não foi mto dificil... achamos, mas como chegamos cedo, não pudemos fazer o checkin ainda, ficamos esperando, descançando um pouco no terraço... até uns amigos nossos que já estavam lá, acordar...
Quando eles acordaram, colocamos a mala no quarto deles e fomos conhecer a cidade, "mostrar nossa figura no mercado", hahahhaha, nossa é uma experiência totalmente diferente de tudo que já tinha visto na vida, um monte de gente, moto, bicicleta, cobra. macaco, barracas de coisas pra vender, turistas, mulheres de burca... bem engraçado e um pouco assustador... Ah, e um calor de matar, até já tinha me esquecido, como é passar calor!!!
Nas lojas, eles meio que forçam vc a comprar, negociam até o ultimo o preço, sabem falar diversos idiomas, o árabe, francês, ingles, espanhol, italiano, alguns até arranham no portugues... em todo lugar que iamos, quando falamos que eramos brasileiros, nossa! BRASIL! BRASIL! e começam a falar todos os jogadores de futebol e os estados, BEBETO, ROMÁRIO, RONALDO.... SÃO PAULO, RIO!!! SAMBA!!! já faziam uma festa... bem divertidos... Passeamos bastante nas lojinhas... depois fomos almoçar...
Pedi um prato tradicional de lá CUZCUZ COM FRANGO E LEGUMES, nossa mas que coisa forte!!! muito temperado de cury, nem consegui comer metade do prato, nossa já estava suando demais... com medo de ficar com dor de barriga!!! A tarde, quando voltamos pro hostel, encontramos nossos amigos que já estavam por lá, para irmos fechar o passeio ao desrto... eles já tinham negociado em uma agencia... e era com o preço mais em conta!!! depois de lá fomos visitar um palácio, bem longe, diasse de passagem, o homem da agencia foi levar a gente lá, nossa ele não andava, corria e todos nós atrás dele...era uns becos, umas ruazinhas... bem diferente... até que finalmente chegamos no palácio, nossa mto bonito, com uma arquitetura bem tradicional árabe... mto bonito msm!!!
De lá voltamos pra praça, e fomos de carroça pra parte nova da cidade, onde tinha o único supermercado, para compramos comida pra levarmos pro deserto!!! Um passeio bem legal, a não ser q o homem da carroça, nos deixou uns quarterões do supermercado, tivemos q andar bastante ainda até encontrar... Compramos as coisas e voltamos de taxi pro hostel... pra descançarmos pro outo dia!!!!
Estava marcado ás 7 horas que o homem ia pegar a gente no hostel... Acordamos bem cedinho e fomos... 9 hosras de van, passamos por montanhas lindas, uma paisagem incrível... dava um pouco de medo, porque a estrada parecia um precipício... e depois quando finalmente chegamos mais 1 hora e meia de camelo!!! Mas que coisa horrível, quase morri de nas costas, nas pernas e na bunda!!! Quando chegamos, foi meio descepcionante, pois não era o deserto que pensávamos, dai eles falaram que estavamos no começo do deserto, e que para ver o deserto igual de filmes, só em passeios de acima de 3 dias de viagem... Não obrigada!!!
As tendas eram legais, tinham 4 pra gente dormir, e uma que parecia uma sala, onde serviram chá e depois o jantar... uma sopa, bem esquisita e depois, legumes com frango, bem bom até!!! Mais tarde, eles arrumaram uma fogueira, e fizeram uma dança lá e cantaram uma música deles... até que bem divertido... depois ficamos deitados num tapete, vendo céu totalmente estrelado... mas sem lua, descubrimos depois que no deserto fica 2 semanas, sem lua, e como temos sorte, pegamos bem essa semana... mas o céu, estava um espetáculo de estrelas, vi umas 2 estrelas cadentes... uma coisa linda!!! Fui dormi...
 No outro dia, tentamos acordar cedo pra ver o nascer do sol, mas não deu mto certo, não, estava morta de cansada... dai desistimos... só acordamos depois pra tomar café e voltarmos pra van...
Tinhamos que voltar de camelo, mas estava toda dolorida, e não queria mais andar de camelo... daí eu e mais uns amigos voltamos andando msm... me arrependi um pouco, pensava que os camelos andavam devagar, mas vai tentar acompanhar um!!! eles são rápidos, ficavam lá na frente e a gente lá atrás... andando... mas no final deu td certo...
Voltamos pra maratona de mais 9 horas de van... nossa já não tinha mais posição, estava toda dolorida, com dor nas costas... ficamos a viagem inteira cantando e conversando... o tempo deu uma virada, ficou bem friozinho!!! Quando finalmente chegamos em Marrakesh, já estava chovendo... Nossa mas aquela cidade, consegue fircar mais nojenta ainda na chuva!!! um nojo.... Voltamos pro hostel, tomamos banho e saímos na chuva msm pra jantar!!! Fomos no KFC de lá, mto bom, tirando a parte que o classic deles, é o mais apimentado da gente!!! Mas td bem!!! Fizemos as ultimas comprinhas de presentinhos.... e voltamos pro hostel, pra variar tinha que acordar as 4 e meia pra chegar no aeroporto a tempo...

Nossa enfim já no aeroporto, fizemos o checkin e fomos pro avião... Graças a Deus que o voo estava um pouco vazio... sentei no meio, sozinha numa fileira, esperei todo mundo entrar e quando vi que dava pra deitar, tirei com cochilo bom, s;o acordei com o aeromoço me dizendo que iamos decolar... e depois com o mesmo dizendo que iamos pousar... nossa um sono só!!! E finalmente voltei a civilização!!!